A partir de janeiro, estarão à venda, na secretaria da Paróquia Nossa Senhora de Czestochowa , as velas (gromnica) artesanais, produzidas pelo Apostolado da Oração, presidido por Hélia Biedzcki. Terça, 27 de novembro, integrantes do apostolado se reuniram, na casa de Hélia, para fabricação das velas, confeccionadas com cera de abelha – grande parte doada pelos produtores do Município. As velas são utilizadas na Procissão de Nossa Senhora das Luzes (Matka Boska Gromniczna) e benção das velas, em dois de fevereiro, que é uma tradição polonesa desde o século IX.
Para a produção, utilizam uma mesa redonda, onde ficam suspensos os cordões dos pavios e, conforme a mesa roda, é deslizada a cera com uma caneca, somando cerca de 30 voltas, até que o cordão rodeado de cera tome o diâmetro desejado para a vela. Depois disso, é colocada entre cobertas até esfriar e alisada com uma estrutura de madeira. A cera derretida ainda passa por filtragem manual, antes de ser utilizada.
Desde antigamente, os imigrantes e seus descendentes fazem velas artesanais e, atualmente, a tradição de mantém no Município. Eugênio Stelmaszczyk, que desde criança, ajuda os avós e pais neste tipo de produção, auxilia as mulheres do Apostolado. “Muitas famílias em Dom Feliciano se esforçam para que esta tradição se perpetue”, considera. Na celebração, que pede proteção às plantações das intempéries – tempestades e ventos, os ambientes exalam perfume da cera de abelhas in natura.